O curso de pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, tem como objetivo qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica para o exercício da Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica.
Neuropsicopedagogo Institucional
O neuropsicopedagogo institucional faz atendimentos de maneira coletiva, isso quer dizer que a neuropsicopedagogia é aplicada a um grupo de pessoas ao mesmo tempo. Justamente por essa característica, o neuropsicopedagogo institucional é apto a trabalhar em escolas públicas e/ou privadas, instituições de ensino superior, ongs, Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), centros educativos e outros. Ao atuar na área institucional o neuropsicopedagogo não pode realizar avaliações cognitivas, já que o trabalho em grupo impossibilita a avaliação individualizada, conforme as necessidades reais de cada pessoa. Neste caso, o profissional é responsável por fazer triagem ao neuropsicopedagogo clínico ou outro profissional habilitado para fazer esta avaliação.
Neuropsicopedagogo Clínico
O neuropsicopedagogo clínico atende de maneira individualizada, ou seja, o atendimento é feito entre o profissional e o aluno. Desta forma, o neuropsicopedagogo pode abrir clínica, oferecer atendimento domiciliar, atuar em consultas em postos de saúde, hospitais, entre outros. Nesses locais, o profissional faz avaliações cognitivas, desenvolve, cria e aplica estratégias de intervenções para o desenvolvimento dos alunos, realiza acompanhamento dos assistidos e também emite laudos neuropsicopedagógicos, além de encaminhar o estudante para outros profissionais, se achar necessário.
A pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, destina-se a profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia e Terapia Ocupacional, que tenham interesse no estudo do comportamento e da aprendizagem humana, e sua relação com Educação.
Profa. Me. Célia Magalhães de Souza
Doutoranda em Educação Física pela FUNIBER. Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Organização Santamarense de Educação e Cultura (1982), graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS NOVE DE JULHO (1984) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC/SP (2006). Diretora de escola pública Estadual SEE/SP aposentada. Atualmente é professora universitária da Faculdade Diadema e professor universitário e tutora e conteudista em EAD – Faculdade ACADEMUS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em inclusão escolar, educação infantil, ensino aprendizagem, brincadeira, gestão escolar e linguagem.
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8460236440634534
Carga horária | 700 horas |
Ética Geral e Profissional | 40h |
Metodologia Científica | 40h |
Direitos Humanos | 40h |
Língua Brasileira de Sinais – Libras | 40h |
Docência do Ensino Superior | 40h |
Inovações Tecnológicas | 40h |
Fundamentos da Neurologia | 40h |
As Teorias e o Processo de Aprendizagem | 40h |
Princípios Teóricos e Científicos da Neuropsicopedagogia | 40h |
Desenvolvimento e Síndromes Neurológicas Infantil | 40h |
Psicopedagogia Clínica | 40h |
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | 30h |
Fundamentos da Atuação Neuropsicopedagógica e Instrumentalização para Atuação Institucional e Clínica | 30h |
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | 30h |
Estágio (Obrigatório) | 150h |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Obrigatório) | 20h |
*A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
A avaliação de desempenho acadêmico é elaborada e realizada por disciplinas e com incidência sobre a verificação da frequência e o aproveitamento das atividades e dos conteúdos ministrados, mediante o acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nas avaliações. O processo de avaliação se traduz em um conjunto de procedimentos aplicados de forma progressiva e somativa, objetivando a aferição da apreensão dos conhecimentos e habilidades previstas no plano de ensino de cada disciplina. A avaliação se dará ao final de cada módulo, visando atingir as competências e estratégias com vistas à escolarização dos estudantes.
INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO:
Consulte valores com nossos consultores.
Forma de pagamento:
– Cartão de crédito de acordo com critérios de sua bandeira;
– Boleto bancário.
A primeira parcela da mensalidade só é cobrada 30 dias após o pagamento da taxa de matrícula.
Observações:
A contratação do desconto não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito ao desconto em casos de cancelamento ou desistência do curso.
O desconto não é cumulativo. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Av. Bom Clima, 106 – Jardim Bom Clima, Guarulhos – SP, 07196-220
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria 'Analytics'. |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |