O Curso de Licenciatura em Pedagogia em parceria com o Centro Universitário de Jales – UNIJALES, prepara o aluno para atuar nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, bem como auxiliar de sala. O pedagogo também encontra oportunidades de empregos em espaços não escolares, a exemplo da pedagogia hospitalar e da pedagogia empresarial. Na área de gestão, pode desempenhar diversas tarefas de gerenciamento: coordenar reformas curriculares, desenvolver ações que promovam a relação escola-comunidade, planejar e executar atividades culturais, desenvolver projetos pedagógicos de Educação Básica, entre outros. Isso implica em ser um profissional capaz de educar em espaços escolares e não escolares, com habilidades de investigar, refletir, produzir conhecimento e gerenciar práticas educativas comprometidas com a qualidade social da educação, em conformidade aos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais condizentes aos cursos de graduação em Pedagogia. Formar um profissional com esse perfil é o compromisso do curso de Pedagogia do UNIJALES.
O público-alvo são pessoas com ensino médio completo ou graduados em outras áreas do conhecimento que desejam atuar na docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e/ou como gestores pedagógicos em instituições escolares e não escolares.
Semestre | Módulo | Disciplina | Grupo | CH | PCC* | H/A |
1º |
1 |
Comunicação e Expressão | I | 80 | – | 96 |
História da Educação | I | 80 | – | 96 | ||
2 | Políticas Públicas na Educação Básica | I | 80 | – | 96 | |
Literatura Infanto Juvenil | II | 80 | 20 | 96 | ||
Projeto de extensão I | III | 50 | – | 48 | ||
2º |
3 | Currículo e Avaliação de Aprendizagem | I | 80 | – | 96 |
Arte no Contexto Escolar | II | 80 | 20 | 96 | ||
4 |
Psicologia | I | 80 | – | 96 | |
Didática: Organização do Trabalho Pedagógico | II | 80 | 20 | 96 | ||
Projeto de extensão II | III | 40 | – | 48 | ||
3º |
5 |
Filosofia e Sociologia | I | 80 | – | 96 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil | II | 80 | 20 | 96 | ||
6 | Linguagens Infantis e Conceitos Matemáticos | II | 80 | 20 | 96 | |
Metodologia da Pesquisa e Trabalho Científico | I | 80 | 20 | 96 | ||
Projeto de extensão III | III | 40 | – | 48 | ||
4º |
7 |
Educação e Novas Tecnologias | I | 80 | 20 | 96 |
Língua Brasileira de Sinais – Libras | II | 80 | 20 | 96 | ||
8 |
Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa | II | 80 | 20 | 192 | |
Educação Especial e Inclusiva | I | 80 | 20 | 96 | ||
Projeto de extensão IV | III | 40 | ||||
5º |
9 |
Alfabetização e Letramento | II | 80 | 20 | 96 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências | II | 80 | 20 | 96 | ||
10 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História e Geografia | II | 80 | 20 | 96 | |
Estágio Curricular Supervisionado e Prática Pedagógica na Educação Infantil | – | 100 | – | 120 | ||
Projeto de extensão V | III | 40 | – | 48 | ||
6º |
11 |
Gênero, Sexualidade e Educação. | I | 80 | 20 | 96 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de matemática | II | 80 | 20 | 192 | ||
12 | Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos | II | 80 | 20 | 96 | |
Estágio Curricular Supervisionado e Prática Pedagógica- Anos iniciais | – | 100 | – | 120 | ||
Projeto de extensão VI | III | – | 40 | 48 | ||
7º |
13 |
Educação em espaços não escolares | II | 80 | 20 | 96 |
Gestão Escolar na Educação Básica | II | 100 | 120 | |||
14 |
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras | II | 80 | 20 | 96 | |
Estágio Curricular Supervisionado em Espaços não escolares | – | 100 | – | 120 | ||
Projeto de extensão VII | III | 40 | – | 48 | ||
8º | 15 | Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social | I | 80 | 20 | 96 |
Dimensões da Gestão Escolar: Supervisão, direção, coordenação e orientação educacional. | II | 100 | 20 | 120 | ||
16 | Optativa ** | I | 80 | – | 96 | |
Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar | – | 100 | – | 120 | ||
Projeto de extensão VIII | III | 40 | – | 48 | ||
TOTAL | 2280 | 400 |
*PCC: Prática como componente curricular. A carga horária do PCC já está inclusa na carga horária da disciplina.
**Disciplinas Optativas
No último módulo, o aluno poderá escolher entre as quatro disciplinas abaixo, qual ele quer realizar para completar seu aprendizado. Essa escolha se dará mediante, eleição pelos alunos, no módulo anterior, presencialmente, registrada em ata, na presença do coordenador do curso e de uma testemunha. A disciplina que receber o maior número de votos será a eleita para ser cursada. As disciplinas optativas são:
No último módulo, o aluno poderá escolher entre as disciplinas abaixo, qual ele quer realizar para completar seu aprendizado. Essa escolha se dará mediante, eleição pelos alunos, no módulo anterior, presencialmente, registrada em ata, na presença do coordenador do curso e de uma testemunha. A disciplina que receber o maior número de votos será a eleita para ser cursada. As disciplinas optativas são:
Resumo da carga horária:
Grupos | Caracterização | Carga horária (HR) | Carga horária (HA) |
G1 | Núcleo de estudos formação geral | 1040 | 1248h/a |
G2 | Núcleo de aprofundamento dos conteúdos específicos e pedagógicos | 1240 | 1488h/a |
G3 | Núcleo de estudos integradores: projetos de extensão | 330 | 396h/a |
G3 | Núcleo de estudos integradores: atividades teórico práticas | 200 | 240h/a |
Subtotal | 2810h | 3372h/a | |
Estágio Curricular Supervisionado | 400h | 480h/a | |
Práticas como componentes Curriculares | 400h | 480h/a | |
Total | 3610 | 4332h/a |
A modalidade Digital (EaD) é ideal para quem prioriza praticidade e flexibilidade nos horários e no espaço de estudo.
Aprenda onde e quando quiser com um completo suporte técnico e pedagógico. Você conta com a Tutoria On-line para esclarecer dúvidas durante sua rotina acadêmica, ajudando-lhe a montar seu cronograma de estudos e se manter motivado durante todo o curso.
No Ensino Virtual são usadas diversas ferramentas tecnológicas para o seu desenvolvimento, como videoaulas, links para arquivos, questionários on-line, fóruns, ebooks e páginas da web. Sem falar no acesso a materiais didáticos de apoio e biblioteca virtual.
O objetivo do Curso é formar pedagogo para atuar na docência na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na gestão escolar e/ou nas demais áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO:
Consulte valores com nossos consultores.
Forma de pagamento:
– Cartão de crédito de acordo com critérios de sua bandeira;
– Boleto bancário.
Observações:
A contratação do desconto não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito ao desconto em casos de cancelamento ou desistência do curso.
O desconto não é cumulativo. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Av. Bom Clima, 106 – Jardim Bom Clima, Guarulhos – SP, 07196-220
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria 'Analytics'. |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |